Sites Recomendados

sábado, 5 de dezembro de 2009

PsicOdevaneiO: Deus


Deus, Jeová, Zeus, Brahma, Odin, Oxalá, Alá... Não importa para qual você reza. Importa apenas o que eles - ou deveria dizer, Ele - representam: A Grande Força, que criou tudo, criou todos e rege nossa realidade. O Poder Maior que dá sentido à nossas existências, muitas vezes vazias e mundanas.
É, e sempre foi, uma característica inerente ao ser humano acreditar em algo que ele não entende e tampouco pode explicar. Pareçe uma idéia idiota, mas se pararmos para pensar veremos que nós precisamos dar sentido à vida. O maior ateu da Terra, dificilmente não irá se apegar a um deus na iminência da morte, principalmente se ela não for natural. O homem, desde o início dos tempos, precisava acreditar que algo maior o esperava. Não se tratava apenas de achar "algo a que culpar" pelas coisas que não entendia. Ia, e vai, muito além disso. O homem tinha de crer que algo de melhor estava por vir. Raciocinando, veremos que é bem lógico: nossa vida é difícil, tudo que há de bom nela vem acompanhado de alguma coisa ruim. O seres pensantes, então, criaram - criaram não, denominaram - uma entidade que veio muito bem a calhar.

Esta nova entidade explicava tudo que era inexplicável e dava sentido à nossa existência. Era só pensar que era tudo um plano Dele, e que se não deu certo, era porque não estava escrito. Perfeito, ? Bom, hoje em dia, esta entidade tem centenas de nomes mundo a fora. Cada um lhe descreve de um jeito. O que não percebem é que todas estas descrições pertençem ao mesmo poder. É como se este ser divino estivesse parado e todas as crenças estivessem olhando para ele, mas cada uma de um ângulo diferente.
Este ser misterioso támbém tem formas múltiplas, como se ele fosse a união de todos. Quer ver? Um exemplo muito simples:

Monte Olimpo: Zeus (a parte da referida entidade que correspondia a ordem)
Hera (a parte da entidade que remetia mais às mulheres)
Poseidon (referente às forças do mar)
Hades (referente a morte, afinal, a mesma entidade que dava a vida, quando chegava a hora, tirava)
Eros (referente ao amor, um sentimento tão divino que só poderia vir de uma força maior)
E assim por diante.

Todas as crenças sempre chegavam ao mesmo ser, cada uma do seu geito.
Um fato muito intrigante também, é que um dos nomes mais populares para esta força invisível e arrebatadora, é talvez o mais simples: Deus. Ele não tem um nome, Ele é o que é. A união de todos os deuses. Todos os que louvam Deus e recriminam os politeítas deveriam pensar na origem deste nome; Ele não é "um", é "O". Eles também tem este "o", só que dividido em varios "uns". Simples assim. Não há motivo para guerras. Tudo uma questão de bom senso.
Infelizmente, desde que existe um só Deus - seja o nome qual for - as pessoas matam em seu nome. Não enxergam que é tudo a mesma coisa, mas com passaportes diferentes. O importante é que Deus está dentro de cada um de nós. E cabe a nós, e apenas a nós, achar o melhor ângulo para olhá-lo. Não importa se forem vários, se for um ângulo difícil de compreender ou um simples demais para a magnitude do divino. Não interessa o jeito que você acredita Nele. Se você acredita, Ele estará contigo. E se não acredita, Ele também estará lá, esperando, pacientemente, o dia em que você encontrar a sua maneira Lhe ver. Leve o tempo que levar.

2 comentários:

  1. só para abrir um parenteses em relação aos ateus..
    esse assunto me remete a um dos capítulos do seriado House em que ele tem uma paciente freira que crê fielmente em Deus e que tenta mostrar ao Dr. House como ele age em sua vida e sua profissão etc..
    não é uma tarefa fácil.. convencer um dos personagens mais ateus da história e que possui uma raiva mortal desse tal Deus no qual ele não acredita, até que ela tenta pela última vez e diz a seguinte frase pra ele:
    é impossível ter raiva de alguém que não existe ou que vc não acredita que exista...
    tem sentido.. mas é claru q ele não deu u braço a torcer!!

    ResponderExcluir
  2. Acha-se que o homem tem de ter uma fé, pois senão a anarquia seria mt presente não somente na sociedade mordena todavia na familia onde gere um bem estar cultural... acredita em um ser superiror é algo muito pertinente, pois a vida não teria sentido com essas conspiraçãoes e com teorias que nuncas serão exclaressidas. Mas uma das frases mais corretas sobre a religião é que a RELIGIÃO:
    A religião é uma das armas mais poderosas de fazer a cabeça das pessoas...
    Por tal motivo que eu sou contra religião, apoio um deus que é jesus cristo. acredito e confio cada um tem que crer eum deus para saber ´para que vive e onde vivera a eternidade, minha "religião" é evangelica mas o que eu sei que não é bom eu descarto e fico as melhores palavras odeio quem esta no pupito fuga da palavra de deus e começe a pregar o que bem entende. cada religião tem suas falhas, te decepciona mas vc tem que apreder e pedir para o seu DEUS lhe ajudar a melhorar cada dia mais e tentar ver somente o lado bom das coisa é dificil mais não impossivel;

    Muito prazer, meu nome é:
    wilson Loham F. Reis

    ResponderExcluir