Sites Recomendados

sábado, 27 de fevereiro de 2010

PsicOfatO: Nhé, Nhé, Nhé...


Bom, primeiro atraso em postagem de 2010. Acontece. É que ontem eu fui a uma festa de 15 anos e estava... Bom, deixa pra lá. O lance aqui é o PsicOfatO.

A notícia de hoje é bem curiosa e com grande potencial. No Japão - sempre no Japão - , cientistas criaram um aparelho que consegue, por assim dizer, traduzir o choro dos bebês. É isso mesmo. A partir de agora, vocês, mamães e papais do mundo vão saber se os seus filhinhos estão chorando por fome, dor, ou porque acham aquela mulher estranha que fica olhando para eles e dizendo "diz vovó, diz" muito feia.

Os japoneses criaram um programa que consegue diferenciar as demandas dos choros baseados em suas frequências sonoras. Ou seja, nos testes, as crianças eram expostas a pequenas situações minimamente dolorosas (algo como uma picadinha) e tinham seus choros gravados e analisados. Posteriormente, deixavam a hora da comida passar um pouco e analisam. Se fazia assim também com o sono e quando a fralda estava suja, depois, relacionavam os resultados e viam as diferenças entre eles. Nos resultados divulgados recentemente na International Journal of Biometrics, os japoneses alegaram 100% de acertos nas horas de diferenciar o choro por dor do causado por outras razões.

Ainda em fase de testes, mesmo usando grandes computadores, os cientistas acreditam que poderão, num futuro um tanto próximo, transformar o "analista do buá-buá" num aparelho portátil, ou até num aplicativo para celulares.

Legal mesmo isso. Só agora inventaram um aparelho que faz a mesma coisa que nossas mães e avós fazem há séculos, e detalhe, com uma precisão muito, muito, muito maior


P.S.: Há uma pulseira similar nos E.U.A. que faz a mesma coisa, mas os japoneses juram que não é tão eficaz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário