Cinema, TV, atualidades, mais cinema, uma pitada de ciência e cultura a gosto. Misture tudo e jogue na internet. Pronto. Vai acabar aqui, no PsicOgansO!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
PsicOgansO Lembra: Capitão Planeta
Fala galera! No primeiro 'PsicOgansO Lembra' de 2010, temos aqui um dos meus desenhos preferidos da época de criança (anos 90, bem molequinho mesmo), Capitão Planeta. Vamos lá, façam uma forcinha, é difícil não se lembrar do grito de guerra dos Protetores: VAI PLANETAAA!!!
Criado no ano de 1990, Capitão Planeta, "Captain Planet And The Planeteers" no original, era um desenho de animação tradicional criado pelo empresário Ted Turner (chefão da CNN e filantropo americano) para advertir um púbico mais jovem dos perigos de se poluir o planeta. Ou seja, encheu um desenho muito do maneirinho de mensagens ecológicas e "greenpícicas" para poder ensinar ecologia a uma nova geração.
No programa, Gaia, o espírito da Terra, ciente da destruição que o homem vem provocando no mundo, convoca 5 jovens de diferentes nacionalidades para que possam proteger o planeta. Dota os rapazes de anéis poderosos, cada um contendo a essência de algum poder fundamental do Espírito da Terra, e assim, esses 5 garotos passam a ser "Os Protetores". Ao combinar seus poderes, surgia um herói, o representante máximo da Terra, a síntese dos anéis, o protetor máximo, CAPITÃO PLANETA!
Os cinco protetores são:
-- Kwame, o africano do grupo. Por muitas vezes assume a liderança, é racional e inteligente. Seu anel contém a essência da terra. Sua postura representa a esperança de um mundo melhor.
-- Wheeler, o americano do grupo. Impulsivo, arrogante, divertido e corajoso, sempre é o primeiro a enfrentar os vilões. Nova-Yorkino bem típico, com seu comportamento representa a coexistência das grandes cidades com o ecossistema. Seu anel contém a essência do fogo.
-- Linka, russa, é a mais inteligente do grupo. Lida muito bem com tecnologia, veículos e computadores. Seu anel possui a essência do vento e com suas qualidades, significa o progresso da tecnologia em harmonia com o ambiente.
-- Gi, a asiática e bióloga do grupo. Estudiosa dos animais, é também uma fervorosa defensora dos mesmos. Representa a empatia com os seres vivos e tem em seu anel a essência da água.
-- Ma-Ti, o índio brasileiro da equipe. Representa a sabedoria dos povos antigos e possui em seu anel a essência do coração. É o mais sentimental do grupo e possui a relação mais estreita com o ambiente.
Pessoal, enredo contado, vamos ao desfile. O desenho era muito legal, e o momento da união dos poderes é inesquecível: FOGO, TERRA, VENTO, ÁGUA, CORAÇÃO(supeito esse "coração" né...)! E PELA A UNIÃO DE SEUS PODERES, EU SOU O CAPITÃO PLANETA!. Quem viu, lembra.
Apesar de um elementos indigestos para nós, Tupiniquins (como o fato do brasileiro ser um índio caiapó e andar com um macaco no ombro), Capitão Planeta, que foi encerrado em 1994, era um bom jeito de se conscientizar crianças. Ao final de cada programa havia uma lição de moral, como não jogar lixo fora da lixeira, ou tomar banhos mais curtos, tudo sempre finalizado com a frase "o poder é de vocês!". Eu mesmo mudava meus hábitos ao ver o desenho, afinal, para mudar o mundo, o poder era meu! Era muita responsabilidade... O nosso super-herói alimentava-se da luz do Sol e da energia vital do planeta. Combatia vilões que iam desde empresários do lixo tóxico, até monstros bizarros causados por todo tipo de poluição. Todos, é claro, com o objetivo de destruição mundial.
Atualmente, Capitão Planeta é reprisado no canal Futura às 18h, recomendo uma conferida. As lições da animação permanecem atuais e são hoje ainda mais necessárias, portanto, siga o Capitão e faça sua parte. O poder é de vocês!
P.S: Vai Planetaa!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário