Sites Recomendados

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PsicOfilmE: Obrigado por Fumar (Thank You for Smoking)


Definitivamente, um fime BOM. Inteligente, ácido, crítico, divertido e fascinate. Esta descrição, em poucas palavras, de "Obrigado por Fumar" realmente já diz tudo o que ha para saber sobre ele.
Na história do filme, o lobista - pessoa que representa os interesses de uma entidade e, também influencia outras. Neste caso, a indústria do Tabaco - Nick Naylor (o nosso Duas-Caras de Batman- The dark knight, Aaron Eckhart, fantástico) basicamente defende a indústria do tabaco. Parece pouco mas, ao longo do filme, as maneiras com que ele faz essas defesas são incríveis. Cínico, mentiroso, provocativo, irônico e envolvente. Nick Naylor emprega todas estas "qualidades" suas (cuidadosamente lapidadas e desenvolvidas) na família - com o filho,Joey (Cameron Bright), que aparenta seguir os passos do pai e a ex-esposa e o novo marido dela -, no emprego - óbviamente, nas defesas espetaculares ao cigarro, contra o Senador Ortolan Finestirre (William H. Macy)e na relação com seu chefe (J.K. Simmons)- e nos negócios - como na maravilhosa tentativa de promover o cigarro no cinema, com um produtor (Rob Lowe).
O mais fascinate no filme, é como você acaba realmente DEFENDENDO o tabagismo! Sim! Não é brincadeira! Numa das cenas mais legais do filme, você fica entre o cigarro, e... QUEIJO. E, adivinha? Por causa de Nick Naylor, nós escolhemos o cigarro!!!! O filme tem vários trunfos como este. Ótimas cenas em que Nick se encontra com seus amigos - um representante da indústra de armas e uma da indústria de bebidas alcoólicas- num bar habitual, são exemplos. Também a surreal passagem em que, num programa de TV ao vivo, os anti-tabagistas tentam desarticular nosso protagonista, trazendo um menino com cânser, proveniente do fumo excessivo. Ele consegue contornar magistralmente a situação e nós, mais uma vez, acreditamos nele!!! Por mais que nosso subconsiente saiba que está errado, nós confiamos naquele homem de fala eloqüente e sorrisos fáceis. Destaco também, todas as conversas de Naylor com seu filho. Muito boa uma discussão sobre qual sorvete é melhor: o de Chocolate ou o de Baunilha. Não vou dizer como é o desenrolar do papo, mas ele termina assim: "Mas eu não quero te convencer, quero só provar que estou certo e você errado". Só vendo para entender.
Bom, finalizando, com muitas sátiras e ironias, baseadas no "politicamente incorreto", Obrigado por Fumar (obra de Jason Reitman, filho de Ivan Reitman, de Os Caça-Fantasmas) é uma ótima pedida cinematográfica. É muito difícil resistir ao humor inteligente e provocativo do filme.

É isso.
PsicOgansO diz: Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário