Sites Recomendados

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quem não lembra dos Super-Amigos? O PsicOgansO lembra




o PsicOgansO é, sem dúvida, um nostálgico. Adorava um desenho típico dos anos 80, e reprisado para moleques como eu nos anos 90. Seu nome? "Os Super-Amigos". Nele tínhamos Batman & Robin, Superman, Mulher-Maravilha (com o indefectível avião invisível), Aquaman, Super-Gêmeos, e muitos outros.
ícones de suas épocas, os heróis no desenho ganharam versões, digamos, light, dos originais. Qualquer criança adorava ver a mulher-maravilha em seu lindo avião. Bem, eu estou chutando quando digo "lindo". Pois, que eu saiba, niguém nunca viu. Claro que o fascínio infantil ia embora com o tempo. E as crianças um pouco mais velhas começavam a achar ridícula a idéia de, se fosse real, olhar para cima e ver uma mulher sentada (isso mesmo! dava para ver todos dentro do avião, pois... ele era invisível!!!!!!!) flutuando. E como é que ela achava a porta? Ou os controles?
Tão icônicas quanto o avião invisível, eram as vinhetas como "Enquanto isso, no Palácio da Justiça", e aqueles barulinhos entre uma aventura e outra, em que vinham umas estrelinhas. Lembram?
Mas, e os Super-Gêmeos? Impossível, para qualquer um que já tenha visto, esquecer-se do lema (ou seria um bordão?) "Super-gêmeos, ativar!". Sempre seguidos de algo como "Forma de uma águia gigante", dito pela irmã, Jayna, e pelo irmão, Zan, algo do tipo "Forma de uma... poça d'água!". Hã?! A mulher era sinistra e o cara, bem, o cara se transformava em poça d'água! Com Jayna era sempre leão gigante, águia gigante, urso gigante, e por aí vai. Mas com o coitado do Zan era sempre, uma poça d'água. Quando a verba do desenho subia ele ainda podia transformar-se em um... balde d'água. E, com um pouco de sorte, ele virava uma nuvem ou algo de gelo. Enfim, água. Os dois, sempre acompanhados pelo infalível macaco azul, Glick. Ah, que saudades daquele tempo.
E o Aquaman? Como será que anda? Outro muito icônico do desenho. Impossível não lembrar do sonzinho que ele emitia quando falava com os animais marinhos (tu-tu-tu-tu-tu, tu-tu-tu-tu-tu, sempre acompanhados dos círculos brancos que saíam de sua cabeça, como sinal da telepatia).
Para os padrões de hoje, a inocência de "Os Super-Amigos" era, no mínimo, idiota. Mas beleza estava justamente aí. Todos os heróis estavam sempre rindo e brincando. E os episódios com direito a lições de moral ao final e tudo! Muitos dos heróis daquele desenho, hoje ganharam versões mais sérias (e nem vou entrar no mérito do cinema). Como no "Liga da Justiça", onde as versões dos personagens são mais próximas aos quadrinhos, e muito distantes dos Super-amigos.
E só para lembrar dos Super-gêmeos, eles vão ganhar uma pontinha especial na série "Smallville". A foto vocês podem ver logo ali em cima. Nada a ver com os nossos queridos e saudosos Zan e Jayna. É o século XXI. como faz falta aquela inocência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário