Sites Recomendados

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quem foi de cinzas, Quarta ou Segunda?



O Carnaval acabou. Curtiram? Bom, na medida do possível, nós aqui sim. Vimos a Undos da Tijuca ganhar mais do que merecidamente, fomos na rua, fomos à praia, perecemos sob o mesmo calor nuclear destes dias e também ficamos chateados com o fim da festa.

Bom, eu só voltei pro mundo real hoje, segunda-feira 22/02, mas sei que muita gente voltou na Quarta-Feira de cinzas. Eu sei que já passou um tempiho, mas acho que vale lembar o posso que trabalhou durante o purgatório, o limbo da semana passada. Durante as festas, o calor fazia parte, mas no batente... Quanta diferença. Na Quinta-feira todos estavam acabados, invejando os que ainda estavam na gandaia, amaldiçoando o Sol em diversas línguas diferentes e gastando muito dinheiro na rua com garrafas d'água. Para esse povo, que xinga Deus e mundo enquanto tenta entender que diferença esses dois dias entre a Quarta e o Sábado fariam em seus empregos; certo de que isso não vai deixar ninguém mais rico, mas apenas ele mais enfurecido; para essas pessoas, o Sábado chegou antecipadamente como o de Aleluia. Tenho a certeza que aqueles que precederam o Sabadão foram os dois dias mais longos do ano!

Este Sábado certamente foi ainda em clima de Carnaval. Muitos trataram-no como Terça-feira pré Quarta de cinzas. O Domingo sim, este é um dia para se preparar para a vida que recomeça no próximo nascer do Sol. Está codificado em nosso DNA que Domingo é dia de lembrar que a festa acabou. Domingo, não Quarta. Desde o nascimento sabemos que não importa a festa dos dias anteriores, Segunda-feira ela está acabada. Pode reparar, os feriados mais louvados são os que caem nas Segundas. Pois é inerente a ela a associação ao esforço. E quando isso nos é poupado, chega a ser... por que não, divido.

Portanto, nesta Segunda-feira dia 22 de Fevereiro, aí sim o povo brasileiro soube que devia trabalhar. Porque dia de acabar com a festa é, e sempre foi, aquele que sucede o Domingo e precede a Terça-feira. Foi sempre dele o papel de estraga-prazeres da semana, e mesmo que isso seja antecipado por alguma eventualidade, as festas sempre se findam, como dizem em inglês, at Monday. Chefes e supervisores, atendam ao apelo do PsicOgansO e não briguem com seus subordinados pelo fraco desempenho de Quinta e Sexta-feira. Afinal, todos eles, e vocês também, galgaram esses dias apenas empurrando com a barriga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário