Sites Recomendados

sábado, 13 de março de 2010

PsicOdevaneiO: "15 anos só se faz uma vez!" Que eu saiba, 14, 16, 17, enfim, todos os outros também...


Aniversário de 15 anos. A data mais importante das vidas de jovens mulheres ao redor do globo. Representa a transição feminina. Elas deixam de ser garotinhas e tornam-se moças, primeiro estágio de uma mulher. Isso, é claro, merece uma grande festa. A maior que se puder fazer. Pais e mães fazem das tripas, coração (ou devo dizer, das gramas, cédulas) para que suas filhas tenham seu grande dia de glória. As meninas, por sua vez, fazem mil fotos, maquiagem, arranjos de cabelo, ficam apreensivas, nervosas e muito, MUITO emocionadas.

Festas de debutantes são boas para todos que podem desfrutá-las. Os convidados podem tirar suas roupas sociais que usam uma vez ao ano e vesti-las. Comem e bebem (e bebem e bebem) muito bem e sem custo adicional. As convidadas choram junto a aniversariante e seus familiares. Os amigos da debutante, inclusive ela, usufruem da potencialização de uma coisa que já é boa mas que só chega a este alto grau em festas de 15 anos: a balada. Balada já é bom, mas numa festa como essa, todos estão rodeados de amigos.

Alguns meninos mais cheios de si tomam um copo de algum drink colorido e já sofrem de imediato (é sério, já no 1° gole!) um efeito psicológico quem tem como sintoma mais atenuante a famosa frase "galera, diodão!!!". Pois é...

O legal destas festas é que realmente é especial para as meninas. Homens tem algo, de longe, parecido aos seus célebres 18 anos. Isso porque é nesta época que, até jurídicamente, eles viram homens. Quem tem mais condições financeiras ganha um carro, que não tem ganha... bom... acho todo mundo sabe o verdadeiro presente de um aniversário de 18 anos masculino...

Grandes festas de aniversário são sempre muito boas, quando bem planejadas. Todo aniversário é uma data especial, mas hoje nós nem sabemos o porquê. Sabemos? Vamos lá, pensem. Qual é o sentido de comemorar a passagem de um ano para você? É meio inútil, concorda? Celebramos a virada do ano pois podemos começar uma nova vida num novo ciclo. Mas e o aniversário? Mesmo que você ache muito importante ter um bolo e pessoas queridas ao seu redor, admita que é inútil. HOJE, não serve para nada, mas as celebrações das datas natalícias realmente eram merecidas, há milhares de anos atrás.

Humanos viviam pouco. Numa época distante, os aniversários deveriam ser comemorados um por dia. Sobreviver de 24 horas em 24 horas era uma vitória. Se você conseguisse completar um ciclo te translação inteiro (um ano), você era um vencedor absurdo! Daí vem a comemoração do aniversário. "Puxa, ele conseguiu! Lutou bravamente contra predadores, pestes e condições climáticas cataclismicas! Ele pôde suportar tudo por um ano. Precisamos comemorar! Espero que neste próximo ano ele tenha mesma sorte.". Era mais ou menos este o texto que os antigos homens diziam nos aniversários dos outros. Era difícil. Merecia uma festa. Mas hoje em dia este tipo de celebração já está enraizado em nossa cultura. Esperamos ansiosamente por nossos dias especais e durante esses nos sentimos realmente importantes, mas não sabemos muito bem o motivo. Sabemos apenas que naquele dia, ano após ano, as pessoas nos dão presentes, atenção e carinho. Agora já sabem a razão. Este texto não vai tornar o aniversário de ninguém menos especial, muito menos o meu. Ainda adoramos esses dias e eu não estou nem aí se eles atualmente não significam, evolutivamente falando, nada. Para nós significa sim, e muito!

Um comentário: