Sites Recomendados

quinta-feira, 4 de março de 2010

PsicOleitura: O Livro Perigoso para Garotos


A PsicOleituRa desta semana, envereda pelos caminhos da literatura infanto juvenil. Temos em pauta "O Livro Perigoso para Garotos".

Escrito pelos irmãos britânicos Conn e Hal Iggulden, o livro não tem enredo, história, ou ligação entre os capítulos. Na verdade ele é um gigante manual (capa dura e 316 páginas com as dimensões de 25cm x 19cm de largura) de tudo o que um garoto precisa saber. Ganhei a obra aos treze anos mas poderia ter ganho muito mais cedo. Nas páginas do livro, são ensinadas coisas como: os melhores aviõezinhos de papel, como lidar com as meninas, como adestrar seu cão, coisas que todo garoto deveria saber, melhores filmes, livros, músicas, regras de todos os jogos possíveis, como se faz pano a prova de fogo, tinta invisível, periscópios, códigos de espionagem, primeiros socorros, malabarismo, cristais, eletroímã, como conhecer plantas e animais, como construir uma casa na árvore, noções de astronomia, português, história, matemática, geografia... enfim, realmente é tudo o que um garoto gostaria de saber. Muitas curiosidades que vão desde o significado das bandeiras dos piratas o que é giz também estão no livro.

Muito divertido e interessante, o espírito-infantil em páginas, pode ser dado sem medo a um menino com seus 8 anos. Dependendo da criança, até menos. Mesmo que ele não leia tudo (até porque, não tem sentido ler a obra como um livro comum), sempre que ele precisar de alguma coisa, recorrerá a ele. Ah, pode ser qualquer coisa: falar com a menina que ele gosta, passando por estudar gramática e matemática para aquela prova, até construir um bom estilingue ou espoleta. Se aprende muito lendo o "Perigoso para Garotos", tanto molecagens como conteúdos escolares e culturais mesmo. Ele fala, por exemplo, de todas as batalhas importantes da história; sobre as origens de palavras e expressões famosas; sobre mapas estrelares e constelações. Tudo o que menino dentro de vocês pensar, está lá exemplificado. Na primeira página do livro, uma nota dos autores diz: "Eu não tinha este livro quando era garoto". E ele faz mesmo alguma diferença. Mais em uns, menos em outros, mas faz.

Se você que lê esta coluna agora, já é adolescente, e acha que já passou da idade, eu posso até concordar com você, mas também devo admitir que vou para os meus 16 anos e ainda me pego consultando o "Perigoso" de vez em quando. Se já é um pai ou avô, de algum menino travesso, arteiro e brincalhão (como toda criança), acho que eles merecem esse livro, e mais, merecem que vocês dêem a eles. Um presente como esse, vindo de uma figura masculina como o pai, faz diferença também.

A obra tem a sua versão feminina, deAndrea J. Buchanan e Miriam Peskowitz, e chama-se "O Livro das Garotas Audaciosas". Nele há tudo o que uma garota quer saber, desde meninos, a como organizar a festa do pijama. Tudo o que eu disse sobre o livro dos meninos, e sobre a diferença que ele faz nas vidas das crianças, vale paras as meninas, só que na versão feminina.

O Livro Perigoso para Garotos, é, sem meias palavras, o livro perfeito paras os meninos. De 8 a 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário