Cinema, TV, atualidades, mais cinema, uma pitada de ciência e cultura a gosto. Misture tudo e jogue na internet. Pronto. Vai acabar aqui, no PsicOgansO!
sexta-feira, 5 de março de 2010
PsicOfatO: Vossa Majestade, me daria a honra de zoá-la?
É, parece mesmo que existem males que acometem todas as escalas sociais, sem preconceito. O novo mal infanto-juvenil do século, o bullying, depois de causar alguns acontecimentos trágicos (morte dos estudantes nos E.U.A., por exemplo), por fim acometeu um "intocável".
A caçula da Família Real Japonesa, de apenas 8 anos, a Princesa Aiko, não vai à sua escola em Tóquio desde o início da semana, relatando que fora vítima de bullying.
O bullying, como já expliquei em colunas anteriores, é um conjunto de atos de violência física e psicológica, intencionais e repetitivos, praticados por um ou mais agressores. A princesinha nipônica chegou em casa apresentando ansiedade acentuada e dores no estômago, relatando um tratamento rude ao qual ela e sua turma foram submetidas por alunos mais velhos. A realeza japonesa está evitando expor Aiko para a mídia, e exigiu da escola Gakushuin, colégio da princesa, uma investigação minuciosa do ocorrido, a fim de descobrir, logicamente, quem foram os valentões que se meteram com a herdeira do trono.
Estas violências psico-físicas estão se tornando cada vez mais comuns - ou deveria dizer, mais conhecidas, já que relatos como os de Aiko não são novos - hoje em dia, e suas consequências, cada vez mais sérias. Vão desde uma simples timidez levemente acentuada, até assassinatos e suicídios. Estes dois últimos ocorrem, por vezes, um seguido do outro (claro que sabemos quem vem primeiro...). Psicólogos e especialistas em comportamento infantil fazem grandes campanhas para evitar este tipo de agressão, que na maioria dos casos, é relevada, tida como brincadeira ou zoação. Mesmo que comece assim, estes quadros podem evoluir, hora ficando mais frequentes, hora mais agressivos, hora mais perturbadores, e geralmente só se é classificado o Bullying, quando se está na iminência do desastre.
Usualmente, este mal é relacionado a crianças e jovens tímidos, quase sempre estudiosos, e principalmente, sem nenhuma importância, seja dentro ou fora dos muros da escola. Esta é a imagem pintada por nós e esculpida nos filmes. Portanto, jamais se pensaria que uma menina herdeira direta do trono de uma das dinastias mais tradicionais do mundo, fosse vítima de algo se quer parecido. Pois é, pensamos errado. A violência hoje está infiltrada em todas as ramificações da sociedade, com mais ou menos intensidade, mas há sempre alguma forma de violência que se destaca em algum meio social. Os intocáveis da realeza são gente também. Os Reis não são os representantes de Deus há muito tempo - no Japão, nunca foram. Isso só mostra que todos os grandes, não passam de HUMANOS grandes, - e por isso, sujeitos a quase todos os fatores externos que você também é - e que o mundo está perdido. Por quê? O bullying é uma forma de violência que deriva puramente de ideias estúpidas, não dá para se dizer que é "produto do meio". É só mais um imbecil, um humano, que como muitos outros - muitos mesmo, de diferentes formas - pensa bem menos do que poderia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário