Cinema, TV, atualidades, mais cinema, uma pitada de ciência e cultura a gosto. Misture tudo e jogue na internet. Pronto. Vai acabar aqui, no PsicOgansO!
segunda-feira, 1 de março de 2010
Escala Richter
Na madrugada do último Sábado, o Chile foi o epicentro de um grande terremoto que repercutiu até o Sudeste brasileiro, e isso assustou muita gente. O PsicOgansO não poderia deixar de dar seu parecer sobre esta catástrofe.
De Sexta para Sábado, um pequeno encontro entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-americana (o Chile fica bem nessa zona de contato) gerou uma onda de choque que resultou num tremor de terras de magnitude 8,8 graus na Escala Richter (que vai de zero a 10) na zona central do Chile. O contato ocorreu no mar - mais próximo da segunda maior cidade do país, Concepción - , a uma profundidade relativamente pequena de 35km, e talvez por isso o tremor tenha sido tão intenso. O abalo propagou-se por toda América do Sul e a cidade de São Paulo pode sentir mais intensamente pois está sobre uma falha tectônica, ou seja, está fundeada sobre uma fenda, logo, a energia tem por onde escapar para chegar à superfície.
O Chile fica, como já foi dito, bem na zona de colisão entre duas grandes placas. Localiza-se bem, por assim dizer, na beira do confronto (prova disso é a Cordilheira dos Andes, que foi formada - e ainda está subindo - pelo movimento de elevação que a Placa de Nazca faz ao posicionar-se para baixo da placa Sul-americana), e possui atividades sísmicas - de maior e menor grau - frequentes. É chamado inclusive de "Círculo de fogo", pois concentra 80% dos terremotos do planeta.
Não há, Brasil, pois, motivos para pânico. Nosso país fica bem no centro de uma placa imensa. As zonas de contato ficam, como agora pudemos ver, uma nos Andes e outra bem no meio do Oceano Atlântico. Ficamos muito distantes de quaisquer atividades que possam vir a ocorrer, somos muito estáveis neste sentido. Como já disse, a cidade de São Paulo só sentiu alguma coisa devido à falha que compõe seu território. É claro que algo pode acontecer, mas é de uma raridade sem precedentes. Então, ao invés de se preocupar em construir um abrigo subterrâneo, preocupem-se com nossos vizinhos chilenos, que agora passam por uma situação miserável devido à catástrofe de sábado e estão precisando de ajuda. Eles sim merecem atenção, nós brazucas, sem desmerecer ninguém, podemos aguentar um "rebolation" da Crosta Terrestre ou outro por aí.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário