Sites Recomendados

domingo, 21 de março de 2010

PsicOdevaineiO: Sete Pecados Capitais ou Sete Atentados Sociais?

Desculpem o atraso da coluna. Pronto, me desculpei. Já podemos viajar um pouco agora, afinal, o PsicOdevaneiO é para isso mesmo.

Pessoal, quais são os 7 Pecados Capitais? Ira, Luxúria, Avareza, Gula, Preguiça, Vaidade(ou Soberba) e Inveja? É, são esses. Pecado Capital quer dizer que são ímperdoáveis, punidos com a morte. Segundo o poeta italiano Dante Alighieri, o Inferno era dividido em círculos (andares), cada um para um pecado. Talvez isso tenha funcionado muito bem antigamente, mas e hoje? Vaidade virou requisito; Inveja, corriqueira ; Gula, falta de exercícios; Luxúria, intimidade conjugal; Preguiça, stress; Avareza, ah, é culpa da crise e Ira, virou TPM.(Isso está tão caído por terra, que já existe uma linha de esmaltes com os nomes dos pecados...)

Os, outrora, pecados mortais atualmente têm suas explicações plausíveis. Nada disso mais é errado. No máximo, para os muito religiosos, incomodo. Pode parecer que estou criticando essa inversão de valores mas não é isso que quero passar. Essa nova tomada do certo e errado precisou evoluir com a humanidade. Não ser vaidoso ou ambicioso, por exemplo, no mundo de agora, pode significar uma vida impróspera. A sociedade evoluiu, e com ela, os valores humanos. Pecados tornaram-se qualidades e com um upload na civilização, houve um também nos crimes. Os atos foram ficando mais pesados, mais violentos, mais hediondos. Coisas como a Preguiça tiveram de dar lugar a outras como latrocínio.

As atitudes humanas, hoje, são muito mais ignorantes e inacreditáveis do que eram nos tempos de Moisés e Abraão. Se antes aqueles 7 atos levavam o homem direto para o inferno, os agora cometidos fazem-nos confundir o que é humano e o que é demônio. Aliás, com o passar dos anos essa linha divisória fica cada vez mais tênue. Os Sete Pecados Capitais, agora, poderiam ser algo como Sequestro, Latrocínio, Estupro, Pedofilia, Esquartejamento, Latrocínio e, talvez, Atentado à Incapaz (crianças, idosos, deficientes, como vemos muito atualmente). Estes são só alguns exemplos, mas com tudo que assola nossa sociedade, poderíamos fazer diversas combinações de pecados capitais.

Vamos pensar um pouco nisso. O que é mais errado: Ignorar os dogmas pré estabelecidos ou subvertê-los, piorando e piorando e piorando?  Pois é. Vivemos no meio de monstros, santos e mestiços dos dois. Enquanto o mundo for assim, só nos resta fazer 2 coisas: A nossa parte e passar longe dos NOVOS Pecados Capitais. Feito isso, pode pôr uma roupa bem bonita; tirar um dinheirinho das economias que você esconde de todos; ficar com aquela preguiçinha de ir para a lanchonete do outro lado do quarteirão; fantasiar com a vizinha do lado  e invejar o marido dela no caminho; ao chegar, comprar o hambúrguer mais suculento, e  ficar irado porque veio sem molho... Sacaram a analogia?

Um comentário: