Sites Recomendados

quinta-feira, 11 de março de 2010

PsicOleiturA: Assassinato no Expresso do Oriente


Finalmente eu trago para esta coluna um livro da grande imperatriz da literatura de suspense, Agatha Christie. Inspiração para filmes e a obra que tornou o trem Trans Siberiano um ponto turístico, o assunto agora é "Assassinato no Expresso do Oriente".

Dividido em três partes distintas, (Os Fatos; Os Testemunhos; Hercule Poirót pára para pensar) cada uma começando do seu respectivo "Capítulo 1", Assassinato no Expresso do Oriente conta mais uma aventura do detetive-assinatura de Christie, o belga Hercule Poirót. Nela, Poirót embarca num trem que cruza a Ásia de ponta à ponta. Esta viajem dura vários dias, o problema é que no meio do caminho, alguém é assassinado. Cabe a Poirót descobrir o culpado numa viajem onde todos são supeitos. O legal do livro é que você realmente se sente detetive, pois na segunda parte, Os Testemunhos, nada mais acontece além do investigador recolhendo os testemunhos dos passageiros e comparando-os. Parte muito chata, pois cada um fala basicamente a mesma coisa. Mas antes disso, e principalmente depois, na Terceira parte, a obra te envolve num suspense incrível. Os testemunhos são importantes porque a cada novo depoimento você muda sua opinião (daí o trabalho de detetive, ter que escolher). E isso perdura até o final. A cada obra encontrada você tem uma nova certeza absoluta.
Agatha Christie sabia mesmo o que estava fazendo. Não é a toa que ela ganhou o título de Rainha do Suspense. Mesmo com um final que não te agrada por completo, o fim de "Assassinato..." ainda assim é surpreendente. Vale a pena ler e se envolver nos mistérios do luxuoso crime sobre trilhos.

O livro gerou duas adaptações para o cinema, uma em 1974 e outra em 2001, com Alfred Molina (Dr. Octopus de Homem-Aranha 2) como Hercule Porót. Infelizmente ainda não pude conferir nenhum dos dois, mas sobre o livro posso comentar. É bem legal. Podem ler. Tentem não desistir na Parte II que com certeza serão recompensados ao final. E mesmo que queiram muito desistir, lembrem-se de que se trata de um exemplar de Agatha Christie, e nada por ela escrito é meia-boca. Bom suspense para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário