Sites Recomendados

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PsicOfilmE: Os Reis da Rua ("Street Kings")

"A cidade deles. As regras deles. Sem prisioneiros"
Na semana em que um policial do BOPE, no meio da adrenalida de um tiroteio, matou um trabalhador pois confundiu uma furadeira com uma arma de grosso calibre, o PsicOfilmE deveia ser temático e tratar da Polícia. Pois bem, o papo de hoje é sobre um filmão relativamente recente: Os Reis da Rua.

Lançado em 2008, Os Reis da Rua conta o cotidiano de um grupo dentro da polícia da cidade americana de Los Angeles. Liderados pelo Capitão Jack Wander, uma equipe de policiais agem como a lei suprema nas ruas da cidade, tudo como um plano de Wander para ser, literalmente, a lei-acima-da-lei em seu território. Desta equipe, faz parte o atormentado Tom Ludlow, perdido no meio de corrupção (inclusive da própria) e do crime. Jack Wander, Ludlow e os outros agem julgando, condenando e, muitas vezes, executando quem querem quando querem. Na sua ausência, fabricar evidências não é um problema. Para caçar esse time que age acima da lei está o Capitão James Biggs que sabe que é na instabilidade  de Ludlow que ele irá conseguir desmontar o esquema. A trama toda começa com o assassinato do Ex-parceiro de Tom, Terence Washington, durante um assalto numa loja de conveniências. Entre flashbacks e explicações, sabemos que Terence deixou seu parceiro pois não gostava de suas atitudes, e acaba por denunciá-lo. Na hora do assalto, Tom havia seguido Washington para um "acerto de contas" via socos e pontapés. Também presente no tiroiteio na loja, mas sem ferimentos, acidentalmente um disparo de sua arma acerta Terence e ele é incriminado como mandante da execução, afinal, todos sabiam de suas diferenças com seu ex-parceiro. Mesmo com a ajuda de Wander para limpar as evidências, e com Biggs em seu encalço, Ludlow está desconfiado de que armaram para ele e quer saber quem foi o verdadeiro mandante do crime.

Se afastando cada vez mais de sua antiga equipe, ele alia-se a um jovem tenente numa busca entre traficantes e corruptos para descobrir a verdade, até que se torna um estorvo par os que antes o protegiam. A partir daí, o bom do filme é saber quem está por trás de tudo. Você muda de suspeito a cada nova pista, e o final é realmente muito bom.

Wander é interpretado pelo "bi-ganhador do Oscar" Forest Withaker; Ludlow, pelo eterno Neo, Keanu Reeves; o tenente que ajuda o personagem de Reeves é o Tocha-Humana, Chris Evans; Biggs é o genial Hugh Laurie e muitos outros grandes atores fazem pontas e participações menores. Um elenco talentosíssimo segura um filme com um roteiro que realmente poderia ser um pouco melhor mas não deixa a desejar com oque tem . O que faz, ele faz bem. Os meios que a equipe protagonista usa para justificar suas ações são brilhantes; a ação e adrenalina, eletrizantes e o desfecho, sensacional.
Vale a pena conferir bons policiais corruptos e lembrar quem eles não se criam com nosso Capitão Nascimento... Os Reis da Rua é um filmão, dirigido pelo roteirista de S.W.A.T. - Comando Especial e Dia de Treinamento, o que já é motivo suficiente para assistir. Vele conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário