Sites Recomendados

terça-feira, 17 de novembro de 2009

PsicOgansO lembra: Speed Racer



Impossível, para quem viveu os saudosos anos 80 (que eu não vivi, mas via Speed Racer nos saudosos anos em que o "Boomerang"- do grupo Cartoon Network - era um bom canal), esquecer-se de um certo grito, muito animado (para não dizer desesperado): "Go, Speed Racer, Go!!!". Lembrou, né?
Isso mesmo. Speed Racer marcou a todos que focalizaram suas retinas nas fantásticas (mesmo) corridas lá mostradas. Todas tendo como um dos corredores (e provável vencedor) um moleque de blusa azul, capacete branco, lencinho vermelho no... percoço (!!) com um nome muito original: Speed!
No desenho, uma família de corredores (o patriarca Pops; a Mamãe Racer; o mais velho, Rex "falecido" Racer; o irmão do meio, Speed; o mais novo, Gorducho; o macaco, Zequinha; a namorada de Speed, Trixie e o alguma-coisa da família, Sparky), abalada pela tragédia da morte do filho mais velho, Rex, numa corrida há muito tempo, constrói um carro (o icônico Mach 5) e relutantemente, deixa o filho do meio correr. Eo garoto é o bicho!
Muito, mas muito, mais importante que a história do desenho era o carro. Mach 5 (alvo de brincadeiras, devido ao fato de se pronunciar "met cinco") era o carro. Possuía os mais maneiros dispositivos que a imaginação oitentista pôde criar. Todos acionados por botões em seu volante. Eram eles:
-- Umas placas (??) que cobriam seus pneus, melhorando a aderência em terrenos acidentados e... andar nas paredes;
-- Uma capoda de vidro retrátil e à prova de balas, que também transformava o carro num sub-marino;
-- Um pássaro robô que era o mais próximo de um GPS daquela época. Dava a localização exata do carro;
-- Um joystick para controlar o robô;
-- Umas molas maneiríssimas que proporcionavam grandes pulos (sem dúvida o aparato mais FOD%#@ do carro);
-- Duas serras, que se escondiam debaixo do carro, e quando acionadas, podiam cortar qualquer coisa;
-- E faróis ultra-brilhantes;
Tão memorável quanto a abertura, o lencinho de Speed e o carro, era o sonzinho que aparecia quando as molas eram acionadas! Infelizmente, não sei reproduzi-lo com letras, mas quem viu o filme de 2008, se forçar um pouco a memória, vai lembrar. No filme ele também aparece na hora das molas. E falando em memorável, não podia deixar de falar do CorredoR-X! O alter-ego do irmão supostamente morto de Speed, Rex, sempre ajudava nosso protagosnista nas horas difíceis. Muito legais também, eram os monólogos mentais do desenho. Muitos deles protagonizados pelo Corredor-X. Os personagens pensavam em textos enormes enquanto corriam. Coisas como: "mais uma vez consegui ajudar meu irmão, Speed, e tirá-lo das garras daqueles bandidos. E ele nem imagina que, na verdade, eu sou Rex, seu irmão mais velho que todos pensam estar morto"!! é isso mesmo! Tudo bem explicadinho, sempre! Speed também pensava (muito): "este Corredor-X é muito misterioso. Sempre apareçe quando eu preciso e some misteriosamente".
Finalmente, chegamos, 20 anos depois, ao filme de 2008: "Speed Racer". Todos os elementos da série estão lá (com o acréscimo de um ridículo escudo nas rodas, que só vocês vendo para entender), pelos menos disso não podemos reclamar. O carro está igual, os dispositivos estão iguais, todos os figurinos estão iguais (até o lencinho no percoço!), o Pops está igual, o macaco, o Gorducho, Tudo! A musiquinha e o sonzinho das molas também! O grande problema do filme (que fez muito sucesso entre as crianças - que nunca viram o desenho) foi o excesso de cores (beirando a epilepsia) e de computação gráfica. Uma alteração no carro, ao final do filme também me irritou bastante. Da 1º vez que vi o filme (eu e todo mundo), achei uma grande e fétida Mer%#@. Porém, depois de vê-lo algumas vezes mais, começei a fraquejar meu coração. E hoje, eu gosto! Hoje eu, seguramente, posso dizer que é um filmezinho "muito do legalzinho". Bobinho, infantil, colorido, nostálgico e divertido. Se você for ver o filme, e achar um lixo, tente de novo. Com o tempo você aprende a gostar.
Bom, esse foi o "PsicOgansO lembra" da semana. Para a próxima, eu e o ganso estamos pensando em "Os Cavalaeiros do Zodíaco", "Digimon 1" ou "Dragon Ball". Comentem qual destes vocês preferem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário