Sites Recomendados

terça-feira, 6 de abril de 2010

06. 04.10 - quase um 21. 12. 12...

Desculpem-me, mais uma vez, todos os fãs da coluna "PsicOgansO Lembra". Estou ciente de que falho novamente com isso, porém, a mais nostálgica das colunas psicóticas do blog terá que esperar pois um fato realmente gritante e, por que não, encharcado assolou a redação do PsicOgansO.

A redação deste blog se localiza em Niterói, município do RJ. Aqui, desde as 18h de segunda-feira, dia 05/04, chove incessantemente. Niterói é uma cidade sem grandes problemas. Óbviamente, quando chove, algumas áreas mais frágeis sofrem as consequências, mas hoje, todos sofreram. Ao redor de onde escrevo este texto, não se olha asfalto, não se observam pessoas, não se vêem carros. Litros e mais litros de água suja, proveniente de boieros intupidos e rios transbordados, invadiram ruas e avenidas, quintais e casas, salas e quartos. Em todos os arredores da cidade do Rio de Janeiro, foi (está sendo) registrada a maior chuva da história do estado. Todos ficaram em suas residências, por proteção, e alguns nem disso puderam desfrutar. Já foram contabilizadas 93 (e contando)vítimas do temporal, 48 só em Niterói.

Morros sederam à água e levaram consigo edificações e pessoas. Barcos ocuparam o lugar dos carros, muitos perderam o pouco que tinham em enchentes e a água continua a cair. Serviços como aeroportos e ônibus foram prejudicados. Luz, ao menos onde resido, fora privada da população desde muito cedo esta manhã, até algo em torno de 18h. Agora há pouco.

O Governador do estado, junto com as Prefeituras de algumas cidades decretaram feriado amanhã nas redes escolares estaduais e municipais, juntamente com as redes privadas. Isso além de um luto de 3 dias pelas vítimas dos desdobramentos deste pequeno dilúvio. O Governo recomenda que todos fiquem em suas residências, para que a defensoria civil possa trabalhar sem grandes transtornos.

Por que a tempestade já dura mais de 24h e não pára? Por que a meteorologia não disse nada? Não sabemos. Fomos informados que já choveu mais do que o dobro previsto para todos o mês de abril.  Acabamos de saber que o temporal foi resultado do encontro de duas massas frias de ar, uma sobre o Sudeste e outra vindo do Oceâno Atlântico.

Um grande agravante, e motivo de denúncia do blog, que favoreceu a formação das condições calamitosas que agora dominam todas as direções fluminenses é o lixo acumulado onde não deveria. Povo, o que vocês sofrem nesse momento é causado pela fúria da Natureza e pela ignorãncia do Homem. Sim, foi isso que eu disse: metade da culpa é sua!

O PsicOgansO registra aqui seus sentimentos às famílias que foram afetadas, de qualquer forma, pela chuva, e lembra: O temporal ainda vai continuar, e é bom que os cuidados também. 




Telefones da Dfesa Civil do RJ, caso alguém ainda precise: (21) 2332-6123 / 3399-4000 / 3399-4178



Nenhum comentário:

Postar um comentário