Sites Recomendados

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PsicOleiturA: A Maldição do Titã

Terceiro livro da saga "Percy Jackson e os Olimpianos", que está sendo mostrada, já faz algumas semanas, aqui no PsicOgansO. Vamos falar de "A Maldição do Titã".

Fazendo uma recapitulação rápida, já vimos que o 1° livro da série - o cinematográfico "O Ladrão de Raios" - é bom, mas cheio de partes chatas e desnecessárias; o 2° - O frenético "O Mar de Monstros" - roda do começo ao fim em alta velocidade na aventura. Agora, nesta terceira leva de situações dos semi-deuses Percy Jackson (cria de Poseidon), Annabeth (filhota de Athena), Thalia (fofinha de Zeus) e do sátiro (metade bode) Grover, o autor Rick Riordan acha o ponto.
Desta vez, novamente começando do exato ponto onde o anterior termina, a trupe mitológica precisa lidar com o exército do - que parece ser - futuro destruidor do Olimpo (o maléfico Titã Cronos) cada vez maior, monstros mais antigos e poderosos e uma profecia macabra.
Nada parece muito certo nesta nova batalha. Logo no 1° capítulo já temos um monstro invencível, a deusa Ártemis e seu clã imortal de Caçadoras e a aparente morte de Annabeth. Enquanto isso, formado por toda sorte - ou azar - de criaturas místicas das trevas, e dominado por um misterioso "General", o número de aliados de Cronos só aumenta. Só para piorar, os mocinhos precisam cuidar de dois possíveis semi-deuses e de uma profecia que os levará para uma missão de resgate impossível... só que dois deles irão morrer.
Para a missão, partem Thalia, Percy, Grover e duas das Caçadoras de Ártemis: Zöe e Bianca (uma das possíveis semi-deusas).
O caminho, é o mais traiçoeiro possível, recheado de deuses, criaturas e perigos. Só lendo livro para saber. A única coisa que posso contar é que dois dos missionários irão morrer (dã); que esta é, até a gora, a história com as referências mais famosas (acreditem, sem nunca ter ouvido falar de mitologia grega, alguns elementos são facilmente identificados) à mitologia; e que o outro possível semi-deus, Nico (irmão de Bianca), ao final mostra-se bem mais do que aparentava até então.

Como eu disse no início, o autor Riordan acertou em cheio nesta etapa de sua saga literária. Consegue, agora, unir toda a adrenalina do 2° livro e um bom enredo, sem tornar nada chato. A odisseia dos deuses ainda é frenética, só que, desta vez, consegue colocar uma boa história, cheia de suspense, por trás; assim, fazendo o leitor sentir-se obrigado a terminar os capítulos. O melhor até agora. Semana que vem não será possível abordar o 4° livro - A Batalha do Labirinto - pois estarei em semana de provas (fazer o quê? Ainda tenho 15 para 16 anos...) e não terei tempo. Portanto, será algum outro livro que eu já tenha lido, mas se aguardarem um pouco, ele aparecerá por aqui.

Leiam A Maldição do Titã, é uma excelente literatura infanto-juvenil, e recomendadíssimo por nós, aqui, do PsicOgansO(já é motivo mais do que suficiente...). Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário