Sites Recomendados

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PsicOfatO: Nobel por antecipação


Esta semana, o grande manda-chuva do mundo contemporâneo, o homem que veio com uma promessa de novos valores (só a sua eleição foi um), aquele que põe esperança em negros e desfavorecidos pelo mundo afora, Barack Obama, ganhou o Premio Nobel da Paz 2009. Gosto dele, acredito no seu potencial, sim, mas acho que está cedo - muito cedo - para um prêmio desta magnitude.
O comitê do Nobel deve ter tido falta de grandes feitos este ano. Até Nicolas Sarkozy estava concorrendo - dêem um desconto pros caras, afinal, não é todo dia que Madres Theresas e Ghandis apareçem... Obama ganhou por seus esforços para diminuir o estoque de armas nucleares e por reiniciar o processo - há muito parado - de paz no Oriente Médio. Esforços? OK. Mas ainda está engatinhando em seus resultados para merecer um Nobel.
Barack Obama disse estar lisonjeado com a premiação. Como grande nome do cenário mundial atualmnete, ele é sensato e não esperava tal honra.
As indicações ao prêmio são feitas por grandes figurões - como políticos, diplomatas, professores universitários, empresários... - ao redor do globo, e este ano chegaram ao record de 205 indicados, entre pessoas e instituições.
Os diligentes do prêmio acreditam que, apostar no visionário Obama, dará um recado diplomático ao mundo, sobre as relações entre países, que podem ser bem mais harmoniozas. Neste ponto, ele está certo.
Enfim, as intenções de Obama são as melhores, mas seus resultados, pouco mensuraves - por enquanto, espero. A verdade mesmo, que é disfarçada, é que ele ganhou porque é o atual "Mr. Pop-President". Ele é um grande homem, seus esforços, um dia, merecerão o Nobel da Paz, ele é um grande dipomata, mas AGORA, mesmo com essas qualidades e sendo comparado à saga Star Wars ("A New Hope"...), não é tudo isso. Não achei, por exemplo, que ele fez mais do que Ingrid Betancourt. Antes de ser raptada, ela já era uma ativista forte contra a currupção. Depois, ficou mais de 5 anos sob o poder das FARC, mas não perdeu a esperança. Libertada em Julho de 2008, Betancourt retomou urgentemente suas atividades anti-corrupção. Ela poderia não ganhar, mas só de estar concorrendo já, na minha opinião, tiraria Obama do páreo. E não é só ela não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário