Sites Recomendados

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PsicOgansO Lembra: Teletubbies





"De novo! De novo!". Não minta para mim, você se lembra disso. "Onde está a bola da Laa-laa?". Não adianta, eu sei que você via! Não se deprima, todos os - hoje - adolescentes que tinham entre 1 e 6 anos no período entre o final dos anos 90 e os primórdios do novo milênio viam Telettubies.

Talvez a produção mais débil do século 20, Teletubbies fazia a alegria das crianças com seus personagens que eram alegres e coloridos... alegres... bom, eu não sei o que eram. Mas as crianças (eu e você inclusive...) adoravam.

Tiny Winky, Dipsy, Laa-laa e Po não só eram os personagens - únicos - principais, como seus nomes, na ordem em que eu coloquei, constituíam os versos da memorável e antológica música de abertura: "Tinky Winký, Dípsy, Laa-láá, ... Pô! Teletubbies...". Inesquecível.

A história do desenho era tão simples que beirava o retardo mental. As criaturas cloridas, infantis ao extremo e com um precursor do LCD na barriga - onde passavm vídeos de crianças fazendo diversas coisas. Tipo, plantando árvores, cozinhando, cantando, assim por diante - brincavam de inúmeras atividades - todas, depois que crescemos e pensamos, sem o menor sentido - o programa inteiro. Tudo narrado por uma voz que soltava pérolas do tipo: "O que foi, Po? Onde está o Patinete da Po?". Tinham, também, horas para eventos específicos, como a "hora das Tubbitostadas" - uma espécie de torrada com sorrisinho -, a hora (essa eu não sei o nome, mas sempre tinha também) em que eles subiam numa colina para mostrar os vídeos das crianças (era muito cômico - hoje, ridículo - quando estavam os 4, um do lado do outro, na colina esperando para saber quem seria o merecedor do vídeo daquele dia. A câmera passava por eles, um por vez. Quando a LCD abdominal de algum deles brilhava, este pulava euforicamente grintando: "Sou eu! Sou eu!" - e a mais célebre de todas as "horas", que eu vou deixar para o final do post.
Cada Teletubbies tinha um acessório:

- Tinky Winky, era o roxo, tinha uma bolsa vermelha (o que gerou fortes especulações entre os pais sobre a sexualidade dele. Isso acarretou até na proibição do desenho em alguns países. Claro que as crianças pouco se importavam) e era... menino.

- Dipsy, era verde, tinha um chapéu com estampa de vaca (o que, hoje, criaria uma polêmica junto com Tinky Winky, mas quem reclamaria seria o Greenpeace), e era... menino.

- Laa-laa, era amarela, tinha uma bola e era... menina (ufa!)

- Po, (vítima constante de trocadilhos chamando-a de Po... rá) era vermelha, tinha um patinete e era... menina.

* Eles também contavam com um aspirador vivo que ficava limpando sua casa, um sol com rosto de bebê e um periscópio que brotava do chão e anunciava as "horas" especias do dia.

Não há muito mais do que isso para falar deste ícone infantil. Era estúpido, demente, parado e ridículo (coitados dos atores por baixo daquelas roupas. Com certeza trabalhavam sob efeito de psicotrópicos), porém, ainda assim, encantou muitas crianças por um bom tempo. Sua inocência era perfeitamente compreensível para os meninos e meninas em idade pré-escolar, que se identificavam com aquilo. O narrador falava com os Teletubbies como nossos pais falam conosco enquanto somos muito pequenos. Foram estes pequenos detalhes que tranformaram aquela Tele-imbecilidade num sucesso infantil monstruoso. Talvez os Teletubbies nem tivessem esta pretenção. (Agora a mais famosa e icônica "hora" de um dia Teletubbie) Como diria o mais infantil dos periscópios, "É hora de dar tchau! É hora de dar tchau!".

5 comentários:

  1. EHAEUIHEAUIHUIAEHUIEAHUIEAHUIAEHUIAE RI ALTO. Ficou muito boa a matéria! Mas realmente, quem nunca assistiu telettubies não teve infância, na boa! A série mais retardada do mundo fez parte da vida de todos nós na época em que ainda não tinhamos pentelho, rs.

    ResponderExcluir
  2. AH,Apesar de hoje querer quebrar a tv quando minha irmã ve barney,que parece ser menos retardado eu amava teletubbis :) tinky whinky era o melhor..amava a cor e a bolsinha.
    May Felix

    ResponderExcluir
  3. hahaha
    exelente!
    nessa epoca so tinha uma coisa melhor que telettubies, power rangers
    alexandre perez
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Excelente, Alexandre! Semana que vem "PsicOgansO Lembra: Power Ranger"!

    ResponderExcluir
  5. hahahhahah muito tosco mesmo o telettubies mais qm naum gostava eu naum perdia nenhum dia ;)

    power rangers eu e o meu primo brigava pra ser carinha preto que nem seii mais o nome...uhsuhsuhshusuhuhsuhsuh

    ResponderExcluir