Sites Recomendados

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PsicOgansO Lembra: Família Dinossauro





Galera, desculpem o atraso. É que nessa época do ano, o ganso tem que se esconder um pouco para não correr o risco. Sabem como é. Aí fica difícil escrever. Mas voltei. No PsicOgansO Lembra de hoje, temos a família que, de todas as famílias representadas na TV que não eram brasileiras, é a mais parecida com a sua: Família Dinossauro!
Quem não se lembra de um gordo dinossauro operário, com uma roupa quadriculada, chegando em casa, abrindo a porta, e gitando: "Querida Cheeeeguueeeiii!!!"? Não dá para esqueçer isso. A famíla "Silva Sauro" era formada pelo patriarca, Dino (da Silva Sauro, e assim por diante), a matriarca, Fran, a mãe de Fran, Vovó Zilda, o primogênito, Bob, a filha do meio, Charlene e o antológico caçula, Baby - se você nunca viu aquela criaturinha rosada atirando uma frigideira na cabeça de Dino e dizendo "Não é a mamãe! Não é a mamãe!", precisa fazê-lo urgentemente!
A série, produzida pela Disney, apesar de ser infantil, criticava com muito humor o estilo de vida americano - muito copiado por nós aqui, talvez por isso a identificação. Nada que eu percebesse quando tinha 8 anos e ria muito do Baby, mas hoje é bem mais evidente. Dino tinha um chefe, o Sr. Richfield, que era terrível, como muito chefes, e no programa odiava ver seus funcionários felizes. Óbviamente, Dino era culpado por qualquer coisa. A série era tão parecida com a vida humana que, fora os dilemas adolescentes dos filhos mais velhos - clichê -, nós tínhamos uma amiga de Fran que era divorciada, criou os filhos sozinha e pede para que Fran reivindique seus direitos. Em contrapartida temos Roy, amigo de Dino, solteirão, que já teve um caso com ela, e até a Vovó Zilda, que faz o papel - velho conhecido - de sogra, no bom e velho estilo "você merecia alguém melhor", ou "foi para isso que entreguei a filha que criei com tanto carinho?". Até humanos ficavam em zoológicos, e freqüentemente os dinossauros questionavam se eles algum dia ficariam inteligentes.

Em Família Dinossauro, até os canais de TV - já que o que Dino mais gostava de fazer era ficar bebendo, sentado, em frente ao aparelho - foram parodiados. Como a DSPN, DNN ou DTV (referências óbvias á ESPN, CNN e MTV). Aqui no Brasil, foi exibida pela Globo, pelo SBT (foi a fase que eu peguei quando criança) e atualmente pela Bandeirantes. Era um programa bem divertido, foi muito fácil gostar dele, visto que lembra muito nossas vidas, até porque, não tinha como não gostar de Baby - que confesso, olhar muito para ele me dava pesadelos. Por tudo que foi, Família Dinossauro merece seu lugar neste blog e, com certeza, nas nossas memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário